Coluna

Chef e assadora Ceci Matias: De reality de BBQ na TV a musa dos pães artesanais na pandemia

Chef e assadora Cecília Matias: De reality de BBQ na TV a musa dos pães artesanais na pandemia
Chef e assadora Cecília Matias: De reality de BBQ na TV a musa dos pães artesanais na pandemia

Cecilia Matias é formada em hotelaria e tem especialização em comidas e bebidas. Chef assadora profissional, após se tornar dona de uma hamburgueria, passou a se dedicar ao universo da carne há sete anos. Comandou estações de diversos preparos  em festivais e eventos em torno da brasa e se tornou uma das mais respeitadas mulheres no meio da carne do Brasil.

Em 2018, surgiu o convite para participar da terceira edição do reality “BBQ Brasil”, do SBT, em 2018. Não faturou o primeiro lugar, mas ficou entre os melhores do programa e se tornou uma das mais influentes consultoras de restaurantes da área.

https://www.instagram.com/p/CBs-g8Lj-OJ/

Durante a pandemia, quando a maioria dos profissionais do setor sentiram as oportunidades minguarem, Ceci tinha uma carta na manga: na época de trabalhos ainda no início da carreira, aprendeu os segredos da panificação. E foram os pães artesanais que viraram os grandes companheiros dela e da churrasqueira do apartamento onde mora, na zona oeste de São Paulo, com o marido. Via delivery, ela entrou centenas deles no último ano via aplicativo Goomer no Cozinha Afetiva.

https://www.instagram.com/p/CSJoULbj-vC/

Os pães de longa fermentação, que ficam prontos em dois dias, são assados no forno convencional ou à lenha, e podem ser finalizados na brasa (a marquinha da grelha e o sabor de churrasco surpreendem na beleza e no sabor). O tipo tradicional vai muito bem como couvert, entrada ou um sanduíche. Já o tipo tortano, recheado com calabresa, não precisa de mais nada.

Com ela, aprendi que pão com carne não é tudo igual e essa experiência pode ser surpreendentemente sofisticada.

https://www.instagram.com/p/CRWcIxPjpgP/

Em torno de inúmeras histórias, Cecília me recebeu para um workshop particular de 24h com direito a muita mão na massa. E churrasco, claro! E cerveja gelada também, por que não?

Além de dominar fogo, fermentação e harmonização, ele manda muito bem na organização de mesas, aprendizado que garantiu no setor de hotelaria.

Descobri – e ri muito – ao saber que ela participou de um coquetel regado a champanhe com a presença do ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton, em Londres, na Inglaterra, e que fez tanto sucesso por lá que recebeu um convite para trabalhar com gastronomia em Dubai, nos Emirados Árabes.

Sabe aquela profissional musa, cheia de garra e talento, que vale a pena conhecer? Não? Então, vai lá no perfil dela pra saber!

https://www.instagram.com/p/CRe0qjkjrhD/

Veja também

+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Garçonete demitida por ciúmes agora fatura com fotos sensuais
+ Chef Henrique Fogaça fecha restaurante no RJ e demite 200 funcionários
+ Torta de sorvete é sobremesa para fazer no fim de semana